A cozinha deixou de ser um ambiente apenas um espaço funcional e se tornou, ao longo dos anos, um ambiente social , estético e tecnológico dentro de casa. Assim, com as constantes inovações da arquitetura e design, as cozinhas modernas estão se transformando em espaços inteligentes, sustentáveis, acolhedores e sofisticados. 

E, falando em funcionalidade, os membros da National Kitchen and Bath Association (NKBA) afirmam que os projetos atuais são pensados para ‘’priorizar a funcionalidade com um toque personalizado’’, sendo este o principal norte para a criação dos novos projetos. 

Aqui, iremos trazer uma prévia das principais tendências de arquitetura e design de cozinhas que estão moldando os projetos residenciais em 2025, desde materiais e cores até automação, sustentabilidade e integração de ambientes.

Vamos lá? Siga a leitura!

Integração de ambientes, com a cozinha como um espaço social 

Uma das tendências de arquitetura e design para a cozinha em 2025 é a integração da cozinha com a sala de estar ou jantar.

Essa proposta favorece a criação de ambientes mais fluidos, bem como contribui para a convivência familiar e social. 

As chamadas cozinhas gourmet são verdadeiros centros de entretenimento, ideais para receber os amigos enquanto está sendo preparada a refeição. 

E, para aqueles que desejam essa integração, mas ainda assim manter uma certa privacidade, recomenda-se o uso de portas de correr, painéis ripados ou divisórias retráteis, alternativas modernas que permitem o isolamento quando necessário. 

Além disso, oferecem um design sofisticado e funcional, permitindo o melhor dos dois mundos: a fluidez e a abertura ao receber visitas, e a separação quando precisar de mais intimidade. 

💡Leia também: Por que a Deca é a melhor em Louças e Metais?

Cores na cozinha

Há quem ainda prefira o tradicional branco, em um estilo mais minimalista, mas, em contrapartida, as cores estão vindo com tudo, estando em alta nas tendências de arquitetura e design para cozinhas. 

Assim, cores como verde-oliva, azul-petróleo, terracota e tons terrosos são apostas, sendo que essas cores aparecem em armários, revestimentos e até mesmo eletrodomésticos.

Além disso, estão em alta as texturas sensoriais, sendo que revestimentos com relevo, madeiras com veios aparentes e pedras texturizadas criam experiências táteis e visuais interessantes, quebrando a monotonia e enriquecendo o ambiente. 

Tendências para arquitetura e design na cozinha

Cozinhas ocultas

Segundo a Architectural Digest Estados Unidos, apesar de a cozinha ser um dos principais cômodos da casa, muitos arquitetos e designers estão se deparando com um aumento nos pedidos para escondê-la. 

A ideia é transmitir um design mais limpo, ‘’permitindo que os moradores foquem em elementos mais divertidos no ambiente, como toques de cor exclusivos, combinações de texturas e acessórios personalizados que adicionam personalidade ao espaço’’, conforme explicitou a designer Hilary Matt.

Assim, muitas cozinhas se parecem com uma peça sofisticada de marcenaria, embutindo itens como coifas e demais eletrodomésticos por meio de painéis, portas ou armários planejados.

O objetivo principal é criar um ambiente onde a cozinha não interfira na decoração do restante da casa e, em vez de ser um espaço visível e com a típica presença de utensílios eletrodomésticos expostos, a cozinha oculta se mistura ao restante da decoração. 

Iluminação

A iluminação deixou de ser apenas uma necessidade funcional e passou a ser um elemento de design muito importante nas tendências de arquitetura e design na cozinha. Luzes embutidas no teto, fitas de LED sob os armários e luminárias pendentes sobre ilhas ou bancadas criam um ambiente mais aconchegante e sofisticado. 

Em espaços maiores, o uso de dimmers (interruptores que ajustam a intensidade da luz) permite alterar a atmosfera do ambiente, ajustando a luz de acordo com o momento do dia ou a ocasião.

💡Leia também: O Toque de Elegância e Qualidade Para o Seu Ambiente com ProFatto.

Muito além da estética, a iluminação deve ser funcional, iluminando as áreas de preparo de alimentos, como bancadas e fogões. A combinação de luz direta para as tarefas e luz indireta para os ambientes auxilia a criar um equilíbrio perfeito. 

Chegamos ao final do artigo sobre tendências para arquitetura e design para cozinhas. Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir o nosso Instagram com dicas semanais sobre obras e reformas. Até mais!