Com cada vez mais opções de tipos de porcelanatos existentes no mercado e diante de vários modelos, acabamentos e qualidades, fica a dúvida: qual seria o melhor porcelanato para o seu projeto? 

De fato, trata-se de uma decisão estratégica, afinal, o revestimento representa um investimento significativo e impacta diretamente na funcionalidade e na estética do ambiente. 

E, como mercado atualmente tem a capacidade de reproduzir superfícies diversificadas, atualmente temos uma ampla variedade de cores, texturas e acabamentos, sendo que cada um deles serve para um diferente objetivo, a depender do tipo de ambiente que se deseja. 

Nesse artigo, traremos os principais tipos de porcelanatos existentes no mercado, suas características e como diferenciar os modelos e qualidades das peças. Dessa forma, você conseguirá tomar uma decisão mais acertada na hora da compra. 

Vamos lá? Siga a leitura!

Porcelanato polido

Dentre os tipos de porcelanatos está o porcelanato polido, caracterizado por ter um brilho intenso que é obtido por meio de um polimento na superfície da peça. 

Esse acabamento pode oferecer uma aparência mais sofisticada e formar ambientes elegantes como salas de estar, corredores e hall de entrada. 

Assim, é ideal para ambientes de alto padrão, sendo que também devem ser utilizados com cuidado em ambientes que ficam molhados, como banheiro e cozinha, já que a superfície lisa pode ser escorregadia. 

Outro cuidado é que, por ser altamente polido, pode manchar com facilidade, não sendo indicado para ambientes que podem sofrer com sujeiras que mancham. 

💡Leia também: O Toque de Elegância e Qualidade Para o Seu Ambiente com ProFatto.

Porcelanato acetinado

Diferentemente dos tipos de porcelanatos polidos, esse acetinado não possui um acabamento brilhante, uma vez que possui esmaltação fosca, sendo suave ao toque e sem brilho excessivo e, portanto, mais discreto.

Sua utilização costuma ser em ambientes internos, como salas, quartos e cozinhas. Possui fácil manutenção e é antiderrapante, tornando-se seguro para áreas internas.

Uma grande vantagem é a sua resistência a produtos químicos, por exemplo, bem como resiste ao grande movimento de pessoas.  

Também funcionam muito bem em áreas externas, especialmente como revestimento de chão e parede, podendo ser utilizado, assim, em qualquer tipo de área. 

Porcelanato esmaltado 

Descubra os principais tipos de porcelanatos existentes no mercado, suas vantagens e aplicações. Clique aqui para saber mais

Reconhecido por ser um dos porcelanatos mais versáteis, este modelo combina estética, resistência e funcionalidade.

É excelente para quem tem interesse em variedade de estampas e texturas, podendo  ter acabamento fosco, liso, brilhante ou áspero.  

Este material é mais resistente que os porcelanatos polidos, além de receber uma camada de esmalte vitrificado na superfície, sendo também mais fácil de limpar. 

Sua versatilidade permite a réplica de várias texturas, como cimento queimado, madeira, mármore, pedras naturais, e muito mais. 

💡Leia também: Porcelanato Castle: Elegância e Sofisticação para Seus Espaços

Porcelanato natural

Também chamado de porcelanato técnico, o modelo natural se destaca por sua composição uniforme e excelente desempenho em áreas de tráfego intenso.

Ao contrário dos porcelanatos esmaltados, que possuem uma camada de esmalte aplicada sobre a superfície, o porcelanato natural tem uma composição uniforme ao longo de toda a peça, o que o torna uma excelente opção para quem busca um revestimento durável e esteticamente versátil.

Ainda, é formulado a partir de uma mistura de argilas e minerais, sendo submetido a um processo de queima em altas temperaturas, o que garante uma aparência mais homogênea e resistente. 

Possui característica de baixa absorção de água, e é indicado para ambientes externos, bem como espaços comerciais. 

Porcelanato EXT

Esse tipo de porcelanato é ideal para áreas expostas à umidade e intempéries,  sendo impermeável, não manchando com facilidade, além de ter superfície abrasiva, não sendo escorregadio e com boa durabilidade. 

Assim, o seu uso é indicado para áreas externas, como varandas, quintais, assim como áreas de piscina e lazer, como saunas, decks, etc. 

💡Leia também: Porcelanato Borgonha: Elegância e Sofisticação para Ambientes Únicos

Agora que você conhece as principais tipologias de porcelanato e suas aplicações, que tal receber mais dicas sobre construções e reformas de alto padrão em geral? Acesse o nosso blog e fique por dentro das novidades! Até mais.